O melhor momento pra treinar deve encontrá-lo cada pessoa de acordo com seus objetivos. A testosterona está intimamente relacionada com o acrescentamento do metabolismo basal (consumo mínimo de energia de que necessitam as células do corpo humano pra viver). O que seria válido expressar que, se você quer emagrecer, o perfeito é treinar à tarde, por causa de o efeito da testosterona no corpo humano poderá fornecer um gasto superior naquele instante”, conta Florensa. Mas tudo influi. Tudo. Porque, “se, também, há frio, o gasto será ainda superior ao treinar a uma temperatura baixa.
O que sim parece claro são as horas em que a população normal (não atleta) não necessita treinar-se você pudesse escolher. “Para poder ser você terá que suprimir o intervalo entre as 12 e as 15 horas nos meses de verão. Não se trata de uma pergunta hormonal. Nem de ser diurno ou noturno. Trata-Se de que é danoso treinar ao ar livre, já que podes ter consequências graves e/ou fatais em nossa saúde. Se não temos mais medicamento que treinar a estas horas no verão, é imprescindível fazê-lo em um local onde temos um sistema de climatização que abaixe a temperatura recinto”, explica.
E, pelo inverso, no inverno, o impecável seria fazer exercício físico nas horas proibidas no verão. “Quando dormimos, a temperatura do corpo humano baixa. Se lhe somarmos a drástica queda de temperatura que acontece no recinto, enquanto dormimos, deixe-me dizer, a mais recomendada hora de treino não será recém-erguidos. O corpo vai custar mais elevar a sua temperatura”, conta Florensa.
A intensidade do exercício é outro dos princípios básicos a ter em conta no momento em que se planejam as horas em que você vai fazer exercício físico. “Quando fazemos um treino em intensidades altas carecemos evitar fazê-lo à primeira hora da manhã. Quando nos levantamos da cama, temos que ter em conta que o nosso corpo tem estado 6, sete ou oito horas em localização ventral (estirado em cima da cama). Nesta posição, as pulsações são mais baixas visto que o coração mobiliza o sangue com menos força (nível flebostático de referência). O que mais há que ter em conta? O relógio biológico de cada pessoa, há pessoas diurnas e pessoas noturnas) e o hábitos de vida de qualquer um.
Para Nestor Serra, de Equilíbrio BCN (Método Hypopressive M. Caufriez), o melhor é “encontrar um horário que nos seja estável, para colocar dentro de nossa rotina semanal de 3 sessões de treino. Na hora de treino é sagrado”. O que está claro é que há atividades que rendem mais em poucas horas do que em algumas. Assim, considera-se que os hipopresivos são perfeitos à primeira hora da manhã.
- Dieta. Emagrecimento sem estar a dieta
- Leite desnatado: Tem baixas calorias e oferece cálcio
- Objetivos: Perder gordura e tonificar massa muscular
- Como sempre, pergunte a teu doutor se um plano dietético é direito para você.
- Suco de laranja (duzentos ml.)
- 3×8 Passadas com halteres (com cada perna)/3×12 Passos
O treinamento cardiovascular e de longa duração, à primeira hora da manhã ou da tarde (dependendo das obrigações poderá ser em novas horas). O de potência e aumento da massa muscular aconselha-se a tarde e a noite. Os treinos táticos ou técnicos rendem melhor pela manhã, meio-dia ou à tarde.
Os treinos em esportes de luta e de briga (jogos de futebol, ténis…) são mais ao meio-dia ou na manhã. O treino de cardio de alta intensidade é tão aconselhável na manhã, ao meio-dia e à tarde. O yoga, tai chi, pilates… não tem hora. Proporciona um efeito revitalizante por causa de segregamos endorfinas.
o exercício acelera o metabolismo basal (consumo mínimo de energia que o corpo necessita pra viver). Com isto, se intensifica o gasto calórico em repouso. Portanto, exercitar a primeira hora tem como decorrência um superior gasto energético no decorrer do resto do dia. Por causa de, no momento em que o corpo tenta restabelecer o equilíbrio interno, depois de uma “hostilidade” (brutalidade entendida como treinamento), este consumirá mais.