A Tomada Do Poder? 2

A Tomada Do Poder?

O socialismo libertário é uma posição política com muitas interpretações, bem que alguns pontos em comum podem ser encontradas em tuas múltiplas expressões. Seus proponentes normalmente defendem um sistema orientado pros trabalhadores na maneira em que radicalmente se distancia da economia neoclássica pra tomar partido pelas cooperativas democráticas de propriedade em comum dos meios de produção. Assim, propõe-se que esse sistema econômico seja executado, pela forma em que se procura maximizar a autonomia dos indivíduos durante o tempo que minimiza a concentração de poder e autoridade. Os socialistas libertários são fortemente críticos das organizações responsáveis pela aplicação da lei, o que frequentemente leva a não refutar a legitimidade do estado em favor do anarquismo.

Seus propagandistas propõem conquistar isto através da descentralização do poder político e econômico, geralmente por intermédio da socialização da maioria da propriedade e empresa de larga escala. Os socialistas libertários tendem a refutar a legitimidade da maioria das formas de posse privada significativa, por causa que olham pras relações de domínio capitalistas, como maneiras de dominação que são antagonistas da liberdade individual. A primeira pessoa a narrar a si mesmo como libertário foi Joseph construída depois da cisão, um francês pioneiro do comunismo.

dessa forma, o termo “libertarismo” no “socialismo libertário” é normalmente usado como sinônimo de anarquismo, durante o tempo que alguns evidenciam que é o significado original do termo; assim o “socialismo libertário” é equivalente a “anarquismo social” pra estes acadêmicos. Entretanto, existem socialistas libertários como Robert Anton Wilson, que propõem uma espécie de estado mínimo socialista.

Por outro lado, no contexto do movimento socialista europeu, “libertário” vem sendo convencionalmente usado para reproduzir aqueles que se opõem ao socialismo de Estado, como Mikhail Bakunin. Assim, a associação do socialismo com o libertarismo precede aquela do capitalismo e diversos antiautoritarios ainda lamentam o que olham como a agregação incorreta do capitalismo com o libertarianism nos Estados unidos.

Em um episódio a respeito da história do socialismo libertário, o economista Robin Hahnel reitera que o tempo no qual o socialismo libertário teve teu maior encontro foi em fins do século XIX até as primeiras décadas do século XX. No início do século XX, o socialismo libertário foi uma poderosa força, igual a social-democracia e o comunismo marxista-leninista. Ao longo dos anos de 1910 deu-se um abundante debate no interior do marxismo, entre os apoiantes de Vladimir Lenin (leninismo) e seus críticos mais esquerdistas dentro de tudo o que foi chamado comunismo conselhista e comunismo de esquerda.

Vários autores socialistas libertários identificaram o trabalho escrito e a ação política do reformador social Gerrard Winstanley e seu grupo the Diggers como precedentes essenciais dessa linha de pensamento. Pro historiador anarquista George Woodcock “apesar de Proudhon foi o primeiro escritor que se autodescribió como anarquista, pelo menos 2 sistemas anteriormente definidos continham os elementos básicos do anarquismo.

  1. Diretora: Mariana Krumm
  2. 1 Ressurgimento da educação eclesiástica
  3. 6 Influência social
  4. Pensar veloz, imaginar devagar. Daniel Kahneman. Capítulo 5
  5. 10 Como fazer um website pessoal

O primeiro foi Gerrard Winstanley (1609-c. 1660), um pañero de linho, que dirigiu o anão movimento dos Diggers durante o Commonwealth. Winstanley e seus seguidores protestaram em nome do cristianismo radical contra a instabilidade econômica que se seguiu à Guerra Civil Inglesa e contra a desigualdade que os líderes da New Model Army, parecia que queriam conservar. Em 1649-1650 “os Diggers, ocuparam grandes extensões de terra no sul de Inglaterra, e trataram de formar comunidades baseadas no trabalho da terra e a partilha dos bens.

As comunidades falharam, mas uma série de panfletos de Winstanley sobreviveram, entre os quais The New Law of Righteousness (1649) foi o mais significativo”. Para Murray Bookchin “no mundo moderno, o anarquismo surgiu na forma como o movimento dos camponeses e pequenos proprietários contra as decadentes instituições feudais.

Na Alemanha, seu principal porta-voz durante as Guerras Camponesas foi Thomas Müntzer; pela Inglaterra, Gerrar Winstanley, um participante líder do movimento Digger. Justiça política (1793). Para Woodcock um modelo mais criado do anarquismo, apesar de que ainda sem nome, foi fornecido por Godwin. Godwin foi um anarquista gradualista que foi influenciado na tradição inglesa de discordância e a filosofia francesa do iluminismo. “Avançou uma forma montada de críticas básicas do Estado, a propriedade acumulada, e a delegação de autoridade por meio do método democrático”.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima