A ética dos negócios (às vezes chamada de ética corporativa ou ética empresarial) é um tipo de ética aplicada ou ética profissional que analisa os princípios éticos e morais que são aplicadas no mundo dos negócios. Compreende todos os estilos da conduta dos negócios e é significativo no que diz respeito às condutas individuais das pessoas como das instituições em teu conjunto. O domínio da ética dos negócios tem dimensões normativas e descritivas.
Como uma especialidade corporativa e uma área de especialização, o campo é especialmente normativo. Os estudiosos que tentam dominar e indagar o posicionamento dos negócios empregam métodos descritivos. O intervalo e o número de perguntas éticas do mundo dos negócios reflete a interação de comportamentos focados em maximizar o lucro com preocupações não-econômicas.
O interesse pela ética dos negócios cresceu muito durante as décadas de 1980 e 1990, tal dentro das organizações como no âmbito acadêmico. Como por exemplo, no começo do século XXI, a maioria das grandes empresas promovem o teu pacto com valores não-econômicos baixo itens, por exemplo códigos éticos e compromissos de responsabilidade social. Os governos utilizam leis e regulamentos pra reconhecer comportamentos de negócios que eles consideram que são políticas benéficas. Na maneira implícita, a ética regula áreas e dados do modo que se localizam fora do alcance do controle governamental.
- 5 A revolução de 1880
- Setor Primário: 16,8%
- 13:00.-TÊNIS, MASTERS de NOVEMBRO, NADAL-MURRAY, Teledeporte
- Se desenvolveram costumes e melhoraram as molas de alguns portos consideráveis
- Tortillas por assinatura
O surgimento de grandes corporações ou organizações com relações limitadas e pouca sensibilidade pra com as comunidades nas quais operam, tem acelerado o desenvolvimento de regimes éticos formais. As normas éticas de negócio refletem as normas de cada período histórico. À quantidade que o tempo passa, os fundamentos mudam, fazendo com que comportamentos que antes eram aceitáveis passem a ser questionada, no momento em que não rejeitados.
A ética empresarial e o modo resultante das organizações evoluem de forma paralela. Empresas começaram destacando sua superioridade ética na década de 1980 e início de 1990, provavelmente pela tentativa de distanciar-se dos escândalos empresariais de assim, como a incerteza de poupança e empréstimos. O conceito de ética empresarial chamou a atenção de acadêmicos, meios de comunicação e as empresas de negócios pro fim da Guerra Fria.
no entanto, se atacou qualquer crítica às práticas comerciais por infringir a autonomia empresarial e os críticos foram acusados de apoiar os comunistas. Isso quebrei o discurso da ética nos negócios, tal pela mídia como no universo acadêmico. O conceito de ética empresarial surgiu no início da década de 70 nos EUA. A ética empresarial está relacionada com a filosofia dos negócios, cujo um dos objetivos é definir os propósitos fundamentais de uma empresa.
Se o intuito de uma organização é maximizar o rendimento econômico a seus acionistas, deste jeito sacrificar ganhos para outros fins viola tuas responsabilidades fiduciárias. Nos EUA e em muitos países as entidades empresariais são consideradas como pessoas a começar por um ponto de vista sensacional. As ‘organizações como pessoas’ têm, legalmente, os direitos e obrigações que possuem os cidadãos como pessoas. Um levantamento gerado no ano de 2011, em vários países, constatou que os níveis de aceitação pra tal ponto de vista não eram de 30% a 80% entre o “público informado”.
Ron Duska considera que a localização de Friedman é consecuencialista em vez de pragmática, desejando ter sentido de que a liberdade empresarial ilimitada é a que apresenta maiores proveitos no grande prazo. Todavia, Peter Drucker, em outro escrito, indicando que a responsabilidade última dos diretores de uma empresa é não produzir dano—primum non nocere. Nos EUA e em muitas algumas nações as entidades empresárias são tratadas como pessoas a começar por instituídos pontos de vista legais. Como por exemplo, conseguem ser titulares de propriedades, podem dar início ações legais e ser equipamento de apresentações contra elas, e também pagar impostos, mesmo que os seus direitos de livre frase são limitados.
Isto podes ser interpretado no sentido de que possuem responsabilidades éticas independentes. Duska, sustenta-se que os acionistas têm o correto de aspirar a que as corporações operem de forma ética; se as empresas não têm obrigações éticas, novas corporações são capazes de fazer as mesmas afirmações, o que pode ser nocivo para a corporação. Entre os assuntos de índole ético analisados descobrem-se os direitos e obrigações entre uma organização e seus funcionários, fornecedores, clientes e vizinhos, tua responsabilidade fiduciária pra com seus acionistas.
Aspectos ligados às relações entre corporações incluem compra hostil e espionagem industrial. Outros temas relacionados são governo societário ou empresarial; empreendedor social e empreendedor; contribuições políticas; perguntas legais, tais como o debate ético a respeito elaborar a figura do crime por homicídio corporativo; e o marketing das políticas éticas da organização.