O que Significa "trabalhador Informal"? 2

O que Significa “trabalhador Informal”?

�Que significa “trabalhador informal”? What does being an “informal worker” mean? Doutora em Sociologia na London School of Economics and Political Science. Pesquisadora de pós-doutorado, Fondecyt, 2010-2012. Instituto de Sociologia, Universidade Católica do Chile. Temas de especialização: sociologia do serviço, sociologia da cultura, sociologia urbana e cultura visual. Av. Vicuña Mackenna 4860, Santiago de Chile.

Este postagem procura oferecer uma visão crítica do conceito de trabalho informal por meio da investigação das vidas do cotidiano de vários trabalhadores. Mostra como as problemáticas que marcam as reflexões teóricas sobre este cenário macularam a concentração de cientistas sociais nas experiências das pessoas e prejudicar o entendimento destas.

A formação da realidade do serviço informal, através dos postulados a respeito da mesma e as metodologias determinadas pra identificá-la, deu recinto a uma homogeneização fictícia do universo do respectivo trabalho informal. Palavras-chave: serviço informal, performatividade, etnografia, sociologia do trabalho. This article seeks to provide a critical view of the concept of informal work by exploring the everyday lives of various workers. It shows how the deficiencies of the teórica “reflections on this issue have reduced social scientists’ concentration on the people’s experiences and hampered their understanding of them.

  • Aparições: 9º (9×13-9×14 e 9×16-9×19), 10.ª e 11ª temporadas
  • Cria um objeto mínimo praticável
  • 1993: Morte e álbum póstumo[editar]
  • O consumidor paga e recebe, no momento
  • qual é pra ti a ótima canção de Michael Jackson
  • Unidade Médica de Alta Especialidade
  • Capítulo 2×119 (343) – “Amanhã É O Dia”
  • Moncloa figura em 3,3% o avanço da economia espanhola em 2016

The creation of the reality of work informal, through the postulates on it and the methodologies established to identify it, have given rise to a fictitious homogenization of the world of work informal. Key words: work informal, performativity, ethnography, sociology of work. O conceito de economia informal vem sendo utilizado no âmbito das ciências sociais pra definir muitas circunstâncias, desde há quarenta anos. A idéia de englobar numa classe de determinadas actividades económicas relacionadas com baixa produtividade e com a pobreza de quem as realizavam apontava principalmente pra buscar formas de melhorar as condições de vida deste grupo de trabalhadores.

nesse significado, desde seus inícios, a categoria de economia informal esteve ligada ao trabalho de as políticas públicas. Mais há pouco tempo, no tema da dificuldade do mundo do serviço e o aparecimento de outras formas de emprego e de organização do serviço, a visão do serviço informal de Alejandro Portes foi ganhando importância. Esta visão, ao inverso da proposta na Organização Internacional do Trabalho (OIT), não se relaciona, necessariamente, a informalidade com a pobreza, nem ao menos associada exclusivamente a informalidade com os setores urbanos.

além dos defeitos que tiveram os cientistas sociais em concordar que significa “serviço informal”, cabe perguntar quais são as consequências do uso do conceito na população. Entrar no universo do serviço informal com uma abordagem etnográfica nos transportar a mundos sociais muito diferentes do que os métodos que se preocuparam em contar estatisticamente a situação dos trabalhadores não abrangidos pelo Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima