Vê Esta Evolução Possível Em Portugal? 2

Vê Esta Evolução Possível Em Portugal?

“A democracia espanhola precisa de uma revisão completa, iniciando com as organizações que a compõem, o sistema eleitoral, os governos, os partidos, o papel que se dá às empresas representativas”. Poucos políticos espanhóis se atrevem a criticar em cheio o atual sistema democrático como o espanhol César Ramos. DemocraciaHacker (Algón Editores). Nele, César abordada pela chave divulgativa as profundas transformações tecnológicas que estão modificando todos os âmbitos da comunidade.

os espaços de co-working em processos colaborativos (crowd sourcing, crowd funding), de plataformas abertas (wikis) para o software livre ou mecanismos de participação política, César há um regresso a modificação de pele que está sofrendo a democracia ocidental. Cada capítulo tem um decálogo do ‘Político hacker’. César sugere uma aliança de coletivos, políticos e instituições pra alterar o sistema completamente.

Esta entrevista foi consumada por email, completando a mesma após a primeira sessão de respostas. De que forma surgiu a ideia de escrever um livro sobre isso ética hacker e democracia? Faz tempo que li o livro de Pekka Himanen sobre a ética hacker, que vai impregnando-se insuficiente a pouco toda a nação menos uma quota: o nosso sistema democrático, um sistema que nasceu ao longo da revolução industrial. Ocorreu uma outra revolução, há vinte anos, a da sociedade da detalhes, que mudou tudo, menos o nosso sistema democrático.

DemocraciaHacker é uma adaptação de nossa democracia para a comunidade atual. Como influenciou o acontecimento de ter participado pela política numa localidade como a Extremadura, que implementou o programa Linex e da migração para o software livre, existem muitos anos, ocasionando-se uma referência mundial? Foi a inspiração pra apreender todos os ingredientes necessários pra compor Democracia Hacker. Me sinto orgulhoso de ser representante público em uma localidade que entendeu muito antes que a maioria o papel importantíssimo que estavam a jogar as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), a nova sociedade.

  • Noventa e nove Restaurar EM Sport & Fashion
  • Adjudicação e coordenação de postos
  • Wizards 90-oitenta e sete Sixers: Adeus ao sonho
  • Golos: 1-0 Javi Guerra 1-um Negredo (p)
  • Para você é uma sensacional ferramenta pra poder guiá-lo do modo que mais lhe interesse
  • A estação europeia de Rádio Cairo está na noventa e cinco FM do dial a partir das 7: 00 horas
  • Opção “Sim”: 46 (69,sessenta e nove %)
  • Fl (discussão) 17:06 3 ago 2010 (UTC)

o Que práticas do recurso do software livre, como se forja a sua programação e como você melhoria seu funcionamento em comunidades abertas, te chamaram a atenção? A colaboração e a forma como o software livre aproveita o talento existente na população da melhor maneira possível para gerar entendimento compartilhado. Outros dois conceitos essenciais do software livre são o ‘protótipo’ (qualquer coisa não definitivo, em contraposição a ‘padrão’) e o estado beta (inacabado).

o Seriam aplicáveis à democracia? Claro que sim, eu acho que a política necessita estar em beta infinito, já que ele deve estar sempre a aprimorar e ajustar-se às transformações que ocorrem pela nação, uma questão que ocorre a cada dia com mais velocidade. Caso oposto, a política sempre estará defasado e será incapaz de fazer frente aos desafios que se colocam. O livro tem um claro caráter divulgativo, é acessível a todo o mundo. Há uma longa introdução a conceitos como software livre, crowd funding, coworking, wiki, crowdsourcing, ética hacker… Conceitos que não costumam ser associados à política.

O termo hacker costuma estar associado aos meios de intercomunicação a alguma coisa negativo. É confundido com cracker. Nem falamos dos ambientes políticos. Por ser inovador e para que se associe a política a uma nova ética baseada na paixão, pela formação de entendimento compartilhado, em colaboração… em tudo o que representa o conceito de hacker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima